quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O ESTRANHO EM MIM

Levei algum tempo para começar a escrever. Não porque não saiba o que dizer, mas sim por onde começar, como começar, como me fazer entender.
Há acontecimentos/momentos/episódios na nossa vida que a podem mudar para sempre. A ela e a nós próprios, talvez sem sabermos que algo está a mudar. E pode mudar para sempre e podemos mudar para sempre. A mudança pode ser boa, nem sempre é.
A "morte", não a física, pode acontecer muitas vezes pelos mais diversos motivos, sejam eles grandes ou pequenos, importantes ou superficiais. Mas essa escala só cada um de nós pode controlar.
Já morri muitas vezes, demais para 31 anos. Porque "a vida" assim quis e porque eu deixei, outras tantas porque era mais fácil morrer.
E nasci muitas outras. Não igual porque acredito que isso é impossível. Melhor homem, melhor Ser Humano. Acredito que sim. Talvez com mais medos ainda, algumas certezas e mais dúvidas.
E há mortes que não conseguimos ressuscitar, mesmo que as desenterremos. Outras vezes é melhor deixar ficar assim e avançar.
O passado já foi, mas fica. Fica sempre.
N'A ESTRANHA EM MIM, uma mulher morre após a morte do seu noivo (assassinado). Morre uma parte dela. A melhor. Morre por dentro. E torna-se ela própria uma assassina para vingar a dor e a morte de quem mais amava, porque num pequeno momento tudo lhe foi tirado. Tudo lhe foi roubado. A cidade que conhecia e amava desapareceu. Agora era estranha.
A justiça feita pelas próprias mãos é reprovável aos olhos da Sociedade, da Lei, da Humanidade. Mas enquanto a observava, embora não desejasse que o fizesse, acabava por compreender e aceitar os seus actos, o apertar do gatilho. Porque admirava e desejava também o seu poder.
A Vingança e o Ódio conduzem a algo bom? Não, eu sei que não. Sei também que não sou o único que já tive vontade de apertar o gatilho e resolver as possíveis vinganças da minha vida. Felizmente que a parte sã é mais forte que a outra, que considero normal e natural no Homem.
Talvez não tenha tido uma morte como a da personagem, que a mudou para sempre e a tornou numa estranha em si. Talvez as minhas mortes até sejam "maiores".
Desde pequenino que tenho estranhos em mim. Quem gostaria de ser e não sou, o branco e o preto, o feliz e o infeliz, o alegre e o triste, a criança e o adulto, o homem e a mulher... E ter nascido sob o Signo de Gémeos parece ter complicado ainda mais as coisas! Dizem que têm duas caras, duas personalidades. Talvez tenha até mais e tenho que saber viver com elas. Aceitá-las.
Aquele que se sente feliz e vivo com os seus amigos e no meio deles, mas que de repente pode querer estar sozinho, porque precisa, no seu espaço, no seu mundo, com os seus gatos, com os seus pensamentos, com a sua solidão que sempre o acompanhou.
Este estranho não foi convidado. Talvez tenha nascido com o outro. Não. O seu percurso criou-o. Fê-lo nascer.Mas sorrio quando sei e sinto que é cada vez mais fácil viver com este Estranho. É cada vez mais fácil viver com este outro EU. Porque o estou a aceitar e a conhecer melhor. Porque sorrio para ele. Porque sei que se vai sentido cada vez mais em paz, mesmo na sua solidão, porque sabe que em primeiro lugar tem que estar bem consigo próprio. Com os seus estranhos. Até porque ele vai ficar aqui até ao resto da minha vida.
E não me esqueço que o título original do filme é "THE BRAVE ONE". E aí sei que sou EU e não o Estranho em Mim.

2 comentários:

tuBo em cima disse...

és GRANDE!!!! tu e o outro :-) ;-)

percebo-te mto mto bem!!! tenho de ir ver o filme

ML

The Story disse...

:) Obrigado. Beijo GRANDE. PS

Etiquetas

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Sol em Gêmeos, Lua em Áries Você nasceu com o Sol em Gêmeos e a Lua em Áries. Sua natureza emocional e suas faculdades intelectuais se complementam, de modo que sua personalidade é bem integrada. Apesar de sua mente versátil e de seu apreço pelas mudanças, você tem idéias muito definidas. Suas ambições se concentram na área intelectual. Você gosta de viajar e conscientemente busca experiências de aprendizagem. Gêmeos lhe confere uma visão muito humanística, além de empatia pela humanidade em geral. Você detesta a violência e não consegue entendê-la. Sua natureza ambígua pode trazer-lhe muitos problemas. Exteriormente, você se mostra entusiástico e impulsivo, dando a impressão de ser alguém que faz questão de fazer as coisas a seu próprio modo. Você não tem medo de mudanças nem de paradoxos, nunca pestanejando em contradizer-se quando sente vontade. Você aparenta ser mais agressivo e entusiástico do que na realidade é. Procure conciliar o lado intelectual de sua individualidade com a natureza mais impulsiva e militante de sua personalidade.

BARCELONA

Uma Cidade com a minha cara!






Fantástico aqui ou em Espanha!




Barcelona, with a population census of 1,593,075 on 1 January 2005, is divided into ten administrative districts, each one with its own district council, which allows a decentralised, local administration, closer to the residents.
The ten city districts are Ciutat Vella, Eixample, Sants-Montjuïc, Les Corts, Sarrià-Sant Gervasi, Gràcia, Horta-Guinardó, Nou Barris, Sant Andreu and Sant Martí.
This division of the city has its roots based on the history of the city.



Uma outra forma de viver a cidade. Acorda Lisboa!


É proibido mas elas andavam lá.




O peso do Mundo.

Ciutat Vella is the old centre of the city and the Eixample is where the city expanded after the city walls were knocked down.The other districts correspond to municipal areas which were around the old city, outside the walls, and which became part of Barcelona during the 19th and 20th centuries.Each district is divided into different wards, each with its own personality and historic traditions.












A Paella do meu descontentamento

Saltos Altos

Quando chega o Verão...











Pastorinha, não tenhas medo que esta não salta!

Did you Know...

many streets still bear the name of the craft or trade that was traditionally carried out there, such as Argenteria or Boters…?