sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Curso de Escrita - LUÍS AMORIM DE SOUSA - 17/01/08


Recebemos ontem no Curso de Escita - El Corte Inglés, a primeira visita de um escritor. Luís Amorim de Sousa.
A paixão com que falou e leu algumas passagens dos seus livros emocionou-me várias vezes.
Tem 70 anos.
Nasceu em 1937, em Nova Lisboa - Angola e vem para Lisboa com 1 ano.
A sua infância foi na Lisboa dos anos 40. Aos 12 anos vai viver para Lourenço Marques - Moçambique. A sua descrição da chegada do barco ao cais onde viajava com a sua mãe e irmã é fantástica. E emocionei-me com a parte em que descreve a atenção da mãe a olhar para o cais à procura do seu pai, que ele já não via há 5 anos.
Não gostou do Colonialismo. Destaca naquelas paragens o contacto com a Natureza. As suas descrições permitem adivinhar e visionar com clareza e pormenores as situações que viveu.
Tinha que sair de África.
Em 1957, numa altura em que ir para fora era ir para França, com 21 anos, sai de Lourenço Marques e vai viver para Londres, porque se tinha apaixonado pela língua inglesa. 18 anos da sua vida foram passados nesta cidade que tantas experiências lhe deu.
Viveu num quarto alugado na casa de um indiano, que cheirava a caril «estagnado».
Viveu noutras casas.
Conhece a Yoko Ono no dia em que ela conheceu John Lennon.
Mário Cesariny, Alberto Lacerda, Paula Rego, entre outros. É em Londres que os conhece e convive com eles. Tudo absorveu.
Viveu na casa que pertenceu à viúva de Lord Byron, na altura em que a sua mulher (inglesa), estava grávida do 2º filho.
Fala das sessões de Poesia-Jazz e do Surrealismo.
Diz que «a Língua Portuguesa é a nossa Pátria e não so».
25 de Abril de 1974 em Portugal. Nessa altura trabalhava na BBC (no elevador cruzou-se, por exemplo, com a neta de Leo Tolstoy), e vai viver e trabalhar para os EUA - Washington, para a Embaixada portuguesa, como Conselheiro de Imprensa. Mário Soares era Ministro dos Negócios Estrangeiros.
Diz que «os americanos têm uma placenta puritana».
Fala da América de Jimmy Carter.
Casa com uma americana.
Nos EUA dizem-lhe que Portugal e Inglaterra vivem o peso da história e do passado, enquanto que nos EUA se vive para o futuro, para construir o amanhã. Aqui as pessoas vivem sem ter tempo a perder, por isso fazem e acontecem. E como isto faz sentido.
Depois dos EUA, onde vive até 1995, vai para o Brasil - Brasilia, que diz ter sido uma experiência infeliz e volta depois para Londres em 1997 onde se reforma.
Vive actualmente em Cascais.
Foi apaixonante ouvir e sentir as palavras deste escritor. A emoção veio pelo amor que se percebe que teve e tem pela vida, por tudo o que viu e viveu e pela forma como depois coloca tudo isto no papel.

Aqui fica o nome das suas obras:

"O Pico da Micaia"
Assírio & Alvim


"Crónica dos Dias Tesos"
Assírio & Alvim


"Londres e Companhia"
Assírio & Alvim



"O Verbo Trafalgar"
Biblioteca de Autores Portugueses


"Bellini e Pablo também"
Assírio & Alvim


"Um Vapor que passava pela Espanha"

Como disse Luís Amorim de Sousa, «tudo é contável».
PS

Sem comentários:

Etiquetas

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Sol em Gêmeos, Lua em Áries Você nasceu com o Sol em Gêmeos e a Lua em Áries. Sua natureza emocional e suas faculdades intelectuais se complementam, de modo que sua personalidade é bem integrada. Apesar de sua mente versátil e de seu apreço pelas mudanças, você tem idéias muito definidas. Suas ambições se concentram na área intelectual. Você gosta de viajar e conscientemente busca experiências de aprendizagem. Gêmeos lhe confere uma visão muito humanística, além de empatia pela humanidade em geral. Você detesta a violência e não consegue entendê-la. Sua natureza ambígua pode trazer-lhe muitos problemas. Exteriormente, você se mostra entusiástico e impulsivo, dando a impressão de ser alguém que faz questão de fazer as coisas a seu próprio modo. Você não tem medo de mudanças nem de paradoxos, nunca pestanejando em contradizer-se quando sente vontade. Você aparenta ser mais agressivo e entusiástico do que na realidade é. Procure conciliar o lado intelectual de sua individualidade com a natureza mais impulsiva e militante de sua personalidade.

BARCELONA

Uma Cidade com a minha cara!






Fantástico aqui ou em Espanha!




Barcelona, with a population census of 1,593,075 on 1 January 2005, is divided into ten administrative districts, each one with its own district council, which allows a decentralised, local administration, closer to the residents.
The ten city districts are Ciutat Vella, Eixample, Sants-Montjuïc, Les Corts, Sarrià-Sant Gervasi, Gràcia, Horta-Guinardó, Nou Barris, Sant Andreu and Sant Martí.
This division of the city has its roots based on the history of the city.



Uma outra forma de viver a cidade. Acorda Lisboa!


É proibido mas elas andavam lá.




O peso do Mundo.

Ciutat Vella is the old centre of the city and the Eixample is where the city expanded after the city walls were knocked down.The other districts correspond to municipal areas which were around the old city, outside the walls, and which became part of Barcelona during the 19th and 20th centuries.Each district is divided into different wards, each with its own personality and historic traditions.












A Paella do meu descontentamento

Saltos Altos

Quando chega o Verão...











Pastorinha, não tenhas medo que esta não salta!

Did you Know...

many streets still bear the name of the craft or trade that was traditionally carried out there, such as Argenteria or Boters…?