terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

1º EXERCÍCIO - CURSO DE ESCRITA El Corte Inglés

Exercício: Escrever 1 página sobre um livro que gostámos e nos marcou.
“História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”
- Luís Sepúlveda -
Os médicos dão várias coisas aos pacientes. Remédios, conselhos, e muitas vezes toda a sua atenção. Mas, por vezes, a pior coisa que podem dar a um paciente, é a verdade. A verdade pode ser cruel e estranha. E muito frequentemente a verdade magoa. As pessoas dizem que querem saber a verdade. Mas será que querem mesmo? A verdade pode ser dolorosa. No fundo, ninguém a quer ouvir, especialmente quando tem a ver connosco. Às vezes dizemos a verdade, pois é tudo o que temos para dar. Por vezes dizemos a verdade porque temos de a dizer bem alto para realmente a ouvirmos. E por vezes dizemos a verdade porque não nos conseguimos conter.
Este foi um dos momentos de verdade na minha vida. Ler as palavras que um homem colocou na boca de um gato que quer proteger uma gaivota e ensiná-la a voar e que amigos me ofereceram num aniversário há muitos anos atrás.
Foi a sua maneira de me mostrarem, sem o dizer, que sempre me deram todo o carinho sem nunca pensarem em fazer de mim um gato. Porque eu era uma gaivota. Porque eles queriam que eu fosse gaivota. Porque aprenderam a apreciar, a respeitar e a gostar de um ser diferente.
Sou uma gaivota e tenho que seguir o meu destino de gaivota. Tenho de voar. Foi isso que também a mim me quiseram dizer. Que quando conseguisse voar seria feliz e que só aí os nossos sentimentos seriam mais intensos, porque seria «a amizade entre seres totalmente diferentes». Esta história lembrou-me a minha verdade.
A nossa história pessoal pode ser dolorosa, mas não é a nossa destruição. Se tivermos sorte, é a nossa fundação. Apenas temos de trabalhar no meio da confusão até encontrarmos o que importa. Por vezes, se temos a vista e o castelo certos, podemos construir as fundações da nossa nova história.
Algumas vezes, a atitude certa faz-nos sentir tudo excepto bem. Podemos sentir-nos receosos, desconfortáveis. Porque mesmo quando tomamos as decisões certas e assumimos a nossa verdade, ainda acontecem coisas más.
Por mais que queiramos, não existem garantias. Resta-nos ter fé de que se agirmos com o coração aquilo que fazemos, um dia, far-nos-á sentir bem. Mesmo quando o que somos e o que fazemos pareça ter algo de errado.
E é por isso que eu continuo a voar.
PS - 17/01/08
NOTA: Dos 40 textos recebidos pelo professor, 14 foram fotocopiados por ele e distribuídos à turma. Este foi um deles.

Sem comentários:

Etiquetas

Acerca de mim

Lisboa, Portugal
Sol em Gêmeos, Lua em Áries Você nasceu com o Sol em Gêmeos e a Lua em Áries. Sua natureza emocional e suas faculdades intelectuais se complementam, de modo que sua personalidade é bem integrada. Apesar de sua mente versátil e de seu apreço pelas mudanças, você tem idéias muito definidas. Suas ambições se concentram na área intelectual. Você gosta de viajar e conscientemente busca experiências de aprendizagem. Gêmeos lhe confere uma visão muito humanística, além de empatia pela humanidade em geral. Você detesta a violência e não consegue entendê-la. Sua natureza ambígua pode trazer-lhe muitos problemas. Exteriormente, você se mostra entusiástico e impulsivo, dando a impressão de ser alguém que faz questão de fazer as coisas a seu próprio modo. Você não tem medo de mudanças nem de paradoxos, nunca pestanejando em contradizer-se quando sente vontade. Você aparenta ser mais agressivo e entusiástico do que na realidade é. Procure conciliar o lado intelectual de sua individualidade com a natureza mais impulsiva e militante de sua personalidade.

BARCELONA

Uma Cidade com a minha cara!






Fantástico aqui ou em Espanha!




Barcelona, with a population census of 1,593,075 on 1 January 2005, is divided into ten administrative districts, each one with its own district council, which allows a decentralised, local administration, closer to the residents.
The ten city districts are Ciutat Vella, Eixample, Sants-Montjuïc, Les Corts, Sarrià-Sant Gervasi, Gràcia, Horta-Guinardó, Nou Barris, Sant Andreu and Sant Martí.
This division of the city has its roots based on the history of the city.



Uma outra forma de viver a cidade. Acorda Lisboa!


É proibido mas elas andavam lá.




O peso do Mundo.

Ciutat Vella is the old centre of the city and the Eixample is where the city expanded after the city walls were knocked down.The other districts correspond to municipal areas which were around the old city, outside the walls, and which became part of Barcelona during the 19th and 20th centuries.Each district is divided into different wards, each with its own personality and historic traditions.












A Paella do meu descontentamento

Saltos Altos

Quando chega o Verão...











Pastorinha, não tenhas medo que esta não salta!

Did you Know...

many streets still bear the name of the craft or trade that was traditionally carried out there, such as Argenteria or Boters…?